Laudo de Acessibilidade

O que é o Laudo de Acessibilidade?

O Laudo de Acessibilidade é um documento composto por um relatório, com textos e fotos, que aponta os pontos da construção que estão em acordo e os pontos que estão em desacordo com as leis e normas de acessibilidade vigentes, acompanhado de seu respectivo Registro de Responsabilidade Técnica, o RRT, ou a Anotação de Responsabilidade Técnica, a ART.

Para que serve?

O Laudo de Acessibilidade pode ser solicitado para constatar a situação atual de uma edificação existente. O relatório aponta os itens existentes que devem ser acessíveis da edificação e se eles estão em conformidade com as leis e normas de acessibilidade e, se for o caso, o que deve ser feito para ser considerado acessível. Muitas vezes, trata-se de sinalizar corretamente rampas, escadas, corrimãos, elevadores, ambientes… ou seja, pequenas ações que têm grande impacto. Em alguns outros casos, porém, requerem uma intervenção mais profunda, como a adaptação ou até, por exemplo, a construção de um sanitário acessível. Muitas vezes, recomenda-se a emissão do laudo antes de dar seguimento ao projeto executivo de acessibilidade.

Para onde é indicado?

O Laudo de Acessibilidade é indicado para as construções existentes, onde houver pessoas deve haver acessibilidade. Além de ficar em conformidade com as leis e normas vigentes, aumenta a segurança da edificação e valoriza o patrimônio. Condomínios residenciais e corporativos, Hotéis e Pousadas, Indústrias e complexos industriais, Hospitais e clínicas, Shoppings e Lojas, Cinemas e Teatros, Escolas e Universidades, Bares e Restaurantes, entre tantos outros.

Quem pode assinar?

O Laudo Técnico de Acessibilidade é uma atribuição de Engenheiros e Arquitetos devidamente registrados no CREA ou CAU. O laudo deve ser acompanhado de seu respectivo registro de responsabilidade técnica, ART ou RRT, emitidos por engenheiros ou arquitetos, respectivamente.

Sede

Vila Madalena – São Paulo

Brasil

CEP 05435-001

Telefone

     +55 11 9 7164 4832